27 November 2009

DENTE-DE-LEÃO


Dente-de-Leão é o nome comum das várias espécies que fazem parte do género botânico TARAXACUM, doa quais esta erva é mais popular. Também denominada taracaxo, amor-de-homem, salada-de-toupeira ou amargosa, o dente-de-leão é uma planta herbácia, conhecida pela sua cabeça, que facilmente é levada pelo vento, espalhando as suas sementes.

A origem do seu nome significa "erva amarga" que se refere ao seu sabor, muito semelhante ao da Chicória. Pode-se encontrar o dente-de-leão um pouco por todo o mundo. É bastante utilizada no campo espiritual e medicinal.

Espiritualmente, esta planta é conhecida por trazer ESPERANÇA. É até mesmo indicado tê-la em casa. Por sua vez, no campo medicinal é famosa pelas propriedades tónicas que a tornam eficaz para purificar o sangue, facilitar a digestão e estimular o apetite. Além disso é diurética, laxante, e vital para os problemas de figado e vesícula. Quando tomada em forma de chá é óptima para os casos de dificiência cardíaca e hipertensão.

Esta planta deve ser cultivada num clima ameno, de baixas altitudes e é resistente a geadas. Prefere solos drenados e não precisa de muita água. A colheita das suas folhas, flores e frutos pode ser realizada em qualquer altura do ano. As flores são de uma côr amarela intensa, sem centro e brotam de folhas que são compridas e ricas em nutrientes. O caule é ligeiramente ramificado, de cor avermelhada, e contém uma seiva que, apesar de irritante e venenosa, é muito usada no tratamento de problemas cutâneos.

O dente-de-leão também possui vantagens para o seu lar: ao usar as suas raizes para tingir tecidos, vai conseguir tonalidades alaranjadas e rosadas. Aliada à sua beleza, esta planta é óptima para ajudar a emagrecer e a combater a celulite mais incrustada. Para problemas de acne, use compressas diariamente. Ajudam a limpar a pele.

TEMPERO ENERGIZANTE
Rale 5 amêndoas sobre 20gr de Dente-de-leão e adicione óleo de noz.

SUMO ANTI-OSTEOPOROSE
125gr de nabo
125gr de cenoura
125gr de bróculos
1 mão cheia de folhas de Dente-de-leão
175gr de maçã
Esfregue bem a casca do nabo e da cenoura. Esprema todos os ingredientes e, de seguida, bata o sumo no liquidificador com alguns cubos de gelo. Sirva num copo alto e acrescente as folhas de Dente-de-leão.

CHÁ DIURÉTICO
Ferva 1 litro de água e coloque 10gr de folhas de Dente-de-leão logo de seguida. Tape e deixe apurar durante 10 minutos. Coe e beba uma a duas chávenas por dia.

SUMO TÓNICO DE DENTE-DE-LEÃO
4 colheres sopa de abacate
1 laranja pequena
1 colher sobremesa de Dente-de-leão
1/2 limão
1 colher chá de mel
Ferva 1 chávena de chá de água. Retire do lume, coloque numa panela e acrescente o Dente-de-leão. Tape a panela e deixe arrefecer. Misture o chá com os restantes ingredientes e bata tudo num liquidificador. Beba de seguida.

17 November 2009

CARQUEJA


É uma planta a quase todos os climas. É de fácil cultivo e não necessita de cuidados especiais. A melhor forma de ser consumida em CHÁ e infusões tendo efeitos benéficos ao organismo.

É para quem sofre de retenção de liquidos. Ajuda a eliminar toxinas e na digestão de alimentos, pois estimula a secreção da bilis. O chá é indicado para problemas estomacais, de figado, vesísula, pedras nos rins, retenção de liquidos, prisão de ventre e para desintoxicar o organismo. É um excelente auxiliar nas dietas e para quem quer reduzir as taxas de açucar no sangue.

Estudos realizados com o chá desta planta comprovaram que o seu consumo regular reduz os niveis de glicose no sangue. Uma ajuda para quem sofre de diabetes. A Carqueja ainda possuiu um óleo essencial, rico numa substância chamada Carquejol que combate vermes, virus e fungos, um reforço a mais às defesas naturais do organismo.


USOS:
Na saúde - ajuda na má digestão, prisão de ventre e diarreia. Combate a gastroenterite, anemia, gripe, febre, fraqueza e mau estar. Tem ainda a capacidade de proteger o figado contra a acção nociva do álcool.

Na beleza- em forma de chá, ajuda a emagrecer juntamente com um regime alimentar adequado.

Contra-indicações - deve ser evitada em grávidas e lactantes. Em doses excessivas pode fazer baixar a tensão arterial.

Aqui vos deixo algumas receitas benéficas de Carqueja:

CHÁ DE CARQUEJA DIURÉTICO
1 chávena de chá de água quente com 1 colher de chá de carqueja. Deixar fazer esta infusão por 5 minutos. Coe e adoce a gosto. Eu pessoalmente sou da opinião de que qualquer chá se deve beber sem qualquer tipo de adoçante e se tiver de o fazer o melhor é a utilização de MEL.

CHÁ PARA MÁ DIGESTÃO
1 colher sopa de talos frescos de Carqueja picados
2 folhas frescas de Boldo
1 litro de água
Coloque as ervas num recipiente e despeje a água a ferver. Abafe por 5 minutos, espere até ficar mais morno e coe. Tome até 3 chávenas ao longo do dia.

CHÁ PARA CONTROLAR A GLICEMIA
Ferver 2 colheres de sopa de folhas secas de carqueja em 1 litro de água durante 5 minutos. Desligue, deixe amornar, coe e tome 1 chávena 3 vezes ao dia.


03 November 2009

ERVA LIMEIRA

É uma planta muito confundida com a Erva-Cidreira, pois ambas são plantas consideradas cidreiras (relação com a cidra, fruta semelhante ao limão). Porém as plantas possuem diferentes propriedades e podem ser identificadas: a erva Limeira tem folhas compridas e finas, já as folhas da erva Cidreira são ovais, pequenas e serrilhadas, lembrando a Hortelã. As suas folhas, quando amassadas, exalam odor de limão.

É bastante usada para combater dores de cabeça, febre e aliviar dores e cólicas menstruais e intestinais pois possui uma acção analgésica e antiespasmódica (evita as contrações involuntárias dos musculos e previne as convulsões). Trata o Herpes, melhora a digestão, reduz gazes intestinais, intensifica o sono e melhora a sua qualidade, reduz a ansiedade e dá mais disposição. Pode ser utilizada contra or problemas de circulação e celulite,utilisando massagens com óleo. Contra insectos e traças, pode-se utilizar o seu óleo (conhecido como Citronela Indiana e óleo Citronela da Índia).


USOS
Na Saúde: reafirma a pele. Melhora as condições de quem tem pele oleosa e transpiração escessiva. Também é util em casos de fadiga mental e stress.

Na Beleza: o seu óleo é muito usado para o fabrico de sabonetes, óleos de massagem e perfumes.


Contra-Indicações: a Erva Limeira é contra indicada para grávidas e lactentes. Utilize o óleo em pequenas quantidades.




RECEITA: Frutos Grelhados com Erva Limeira



Ingredientes:
1 fatia de melão em pedaços
1 papaia cortada aos pedaços
2 ameixas cortadas sem caroço
1 pêssego cortado em pedaços
12 morangos
4 caules de Erva Limeira com extremidades afiadas
Gelado de fruta forte para servir

Para a Marinada:
4 colheres de sopa de sumo de lima
3 colheres de sopa de óleo de amendoim
2 colheres de sopa de Xarope de Boldo (folhas de plátano)
2 colheres de sopa de vodka

Preparação:
Misture os ingredientes da marinada. Coloque as frutas numa tigela e deite por cima da marinada. Tape e deixe por uma hora. Retire as frutas com uma escumadeira e espete pedaços alternativos nos caules da erva limeira. Guarde a marinada. Grelhe a fruta por 8 minutos, virando e regando com a marinada, até a fruta alourar e ficar ligeiramente chamuscada. Sirva com gelado de fruta.

02 November 2009

CALÊNDULA

Oriunda da Europa Meridional, a Calêndula pertence à mesma família das Margaridas. Está directamente relacionada com o sol, pois é uma planta que abre as pétalas ao nascer dos primeiros raios de luz e fecha-as ao anoitecer.
Os romanos chamaram-lhe Calêndula, que significa calendário em latim, porque acreditavam que floriam no primeiro dia de cada mês. É uma planta muito cultivada para fins cosméticos e ornamentais, bem como para o fabrico de medicamentos. De côr amarelada com tons de laranja, a Calêndula é bastante conhecida pelo incomparável perfume e pelas folhas aveludadas. A planta pode atingir cerca de 50cm de altura e os seus caules são ramificados em duas hastes. As folhas interiores são carnudas, de uma côr verde claro.


USOS
Na saúde: é analgésico, anti-espamódica, anti-inflamatória, anti-séptica, anti-viral, bactericida, calmante, cicatrizante e tonificante para a pele. É eficaz em problemas de acne, alergias e queimaduras. É ainda indicada em casos de queimaduras solares, dermatite e feridas.

Na beleza: a sua infusão é óptima para aclarar o cabelo e para refrescar os olhos cansados.

Na cozinha: as suas folhas podem ser usadas em saladas e estufados, e as pétalas em pratos de peixe e saladas. Também dão côr ao arroz.

Contra-indicações: é contra-indicada para o uso interno durante a gravidez.


TÓNICO PARA A PELE:


Coloque de molho 30gr de flores secas de Calêndula em meio litro água fervida. Deixe por 20 minutos. Coe e coloque num recipiente com tampa. Use para limpar a pele.