30 October 2010

HORTELÃ

Menta Piperita

A Hortelã é uma erva rasteira que pertence à familia das plantas Lamiacaee. Originária dos países asiáticos, ficou famosa na Europa devido às suas propriedades aromáticas. O seu óleo essencial é utilizado na perfumaria, farmácia e no fabrico de bebidas doces.

OS BENEFÍCIOS
A infusão da Hortelã é a bebida refrescante mais popular. Da sua composição fazem parte as vitaminas A, B, C e os minerais (cálcio, fósforo, ferro e potásio). Esta planta possui propriedades anti-sépticas e ajuda a combater gripes, dores de cabeça e nas articulações.

A Hortelã é uma planta herbácea e vivaz que possui inúmeras raízes subterrâneas e caules bastantes ramificados. As suas folhas são verdes, opostas e dentadas, de onde nascem flores lilases. A planta prefere solos frescos, húmidos e férteis, e locais com alguma iluminação.

USOS
Na Sáude: em forma de óleo, serve para o alívio de dores musculares ou articulares. A Hortelã ajuda na digestão e é um bom antipiréctico.

Na Cozinha: é um excelente tempero para sopas, caldos e saladas. É um bom aromatizante para chás, sumos e sobremesas, bem como um ornamento para a sua decoração.

Contra-Indicações: a Hortelã não tem efeitos indesejados. Já no caso do seu óleo essencial, este não deve ser aplicado sobre a pele desidratada, uma vez que pode ter um efeito irritante, nem na pele de crianças pequenas.



CHÁ EXPECTORANTE

Coloque uma colher de sopa de folhas secas de Hortelã numa chávena de água a ferver. Tape e deixe repousar durante 10 minutos. Coe e beba 3 chávenas deste chá por dia após as refeições

12 October 2010

ERVA-MATE

Ilex Paraguariensis St. Hilaire

Conhecida popularmente como Chá dos Jesuitas ou Chá-Mate, esta espécie é originária da América do Sul. O consumo do chá de Erva-Mate, quente ou gelado, é muito usual e ganha cada vez mais adeptos. Muito devido à composição rica em nutrientes que esta planta apresenta: vitaminas B, C, D, sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), alcalóides (caféina, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólicos e cafeico), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose) e lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), ou seja, é uma alimento quase completo para as necessidades diárias do nosso organismo.

A SUA CONSTITUIÇÃO
Árvore de ramos abundantes, verdes claros e cujas folhas são simples, serradas ou dentadas, a Erva-Mate pode atingir até 15m de altura. As propriedades benéficas encontram-se todas nas suas folhas. As flores são pequeas e pálidas. Os frutos são vermelhos, e quando estão maduros, tornam-se negros.

USOS
Na Saúde: as propriedades da planta beneficiam diversos pontos do organismo. É um estimulante natural para a actividade física e mental, actuando sobre os nervos e músculos, ajudando a combater a fadiga, a sede e a fome. É eficaz para o bom funcionamento da circulação, acelera o ritmo cardíaco, ajudando nas funções do coração e da respiração. Ajuda no tubo digestivo, facilitando a digestão e tem propriedades diuréticas. Ajuda ainda a regenerar os tecidos de pele.
Contra-Indicações: pessoas que sofrem de insónias e irritabilidade devem evitar, pois é um estimulante natural.



CHÁ DE ERVA MATE
Ferva um litro de água e junte 2 colheres de chá de Erva-Mate. Deixe ferver durante mais 1 minuto. Retire do lume. Num recipiente à parte, coloque 3 cubos de gelo, umas gotas de chá de limão e adoçante q.b. Bata tudo no liquidificador, e por ultimo junte o chá quente e misture mais um pouco. Sirva de seguida.

08 October 2010

BOLDO

Peumus Boldus

Também é conhecido por Boldo do Chile. Atinge cerca de 12 a 15m de altura, é muito usado nos casos de desconforto digestivo e do fígado. Devido aos seus óleos essenciais. que contêm Boldina, é óptimo para quem sofre de Hepatite. O chá tomado antes das refeições, ajuda na digestão. A árvore possui flores pequenas e perfumadas, e delas brotam um fruto pequeno.

A SUA VARIEDADE
Existen 3 tipos de Boldo. O mais comum é o Boldo-da-Terra. Ele é cultivado em casa e pode chegar a 1m. As suas folhas são aveludadas e delas pode ser feito chá. E analgésico e combate azias. O Boldo-do-Chile atinge até 15m de altura e, apesar das propriedades medicinais, deve ser consumido com moderação, pois é abortivo e provoca hemorragias internas. Já o Boldo-Baiano, originário da África, pode ter de 2 a 5m de altura. Ajuda a combater os sintomas de úlceras e gastrites e não possuiem efeitos colaterais.

USOS:
Na Saúde: O Boldo contém uma substância que é responsável por melhorar o desempenho do fígado. Entre outras funções estimula a produção e a secrecção de bilis, conhecida por actuiar directamente na digestão dos alimentos. Possui ainda propriedades análgésicas, antibacterianas, depurativas, desintoxicantes, diuréticas e digestivas.

Na Beleza: A infusão desta planta ajuda a dar vitalidade à pele.

Contra-Indicações: Não deve ser tomado por grávidas, crianças, idosos e em situações de hepatite aguda. Desaconselha-se o seu uso por tempo prolongado.


PARA A AZIA
Coloque 2 folhas frescas de Boldo com meia colher de sopa de folhas frescas de Hortelã em meio litro de água numa panela e ferva durante 15 minutos. Deixe arrefecer, coe e tome 1 chávena de chá a cada 8 horas.

PARA OS DESCONFORTOS MENSTRUAIS
Numa panela, coloque 3 folhas frescas de Boldo-da-Terra em 1 litro de água e leve ao lume até começar a ferver. Retire do lume e acrescente 1 colher de sopa de folhas frescas de erva limeira. Tape e deixe apurar por 10 minutos. Coe e beba 1 chávena de chá a cada 6 horas.