25 January 2011

GIRASSOL

Helianthus Annuus

O Girassol é uma planta anual, de caule robusto, grosso, simples e de cor verde, que pode chegar a atingir até 2m de altura. Com flores muito grandes e chamativas, esta planta é originária da América do Norte e América Central. Simboliza a fama, o sucesso, a sorte e a felicidade. Das suas sementes, é extraído o óleo de girassol, que é extremamente rico em aminoácidos e vitaminas E e B1, possuindo ainda teores interessantes de minerais, como o magnésio, manganésio e selénio. É uma flor muito popular, não só pela sua beleza e abundância, mas também pelas suas propriedades medicinais.

OS BENEFÍCIOS
As suas folhas contêm propriedades antiasmáticas, expectorantes, diuréticas e antigripais. Da casca do caule pode fazer-se uma infusão contra febres e úlceras, e as suas folhas e flores, quando consumidas em infusão, são um importante auxílio para os tratamentos contra infecções de garganta e doenças pulmonares. As suas sementes e folhas actuam como cicatrizante quando utilizadas como solução atópica. As sementes de girassol podem ainda ser torradas e moídas, ingeridas como substitutas do café e têm a vantagem e não conter cafeína e combater a enxaqueca.

USOS
Na saúde: o óleo é rico em ácidos gordos essenciais, ômega-6, importante para o desenvolvimento do organismo.Contém ácido linoleico, que combate o risco de doenças cardiovasculares e o mau colesterol. Ajuda no sistema imunitário e é rico em vitamina E, antioxidante que retarda o envelhecimento das células e dos tecidos.

Na beleza: e óleo é também usado para o fabrico de cosméticos.

Na cozinha: as sementes de onde se extrai o óleo podem ser colocadas em saladas e outros pratos. A farinha moida, feita das suas sementes, é também utilizada para a confecção da massa do pão.

Contra-Indicações: desconhecidas!


Chá para a diarreia
Junte 10 gr de pétalas de girassol esmagadas a 200ml de água a ferver. Deixe repousar por 20 minutos. Coe. Beba uma chávena em jejum e outra ao fim da tarde