16 October 2012

ANIS ESTRELADO



Originário da Ásia Menor. É sonífero, abre o apetite, acalma inflamações do estômago e é um antídoto contra mordeduras de escorpiões e, além disso, tonifica o coração, é expectorante, anti-séptico, cura os soluços, elimina o mau hálito. Tomado em infusão (30 gramas de sementes para um litro de água) combate os gases, aumenta a secreção láctea da mulher e regula as funções menstruais. O anis é uma planta digestiva e estimulante. Evita náuseas, enjoos e vómitos. Em chá melhora a memória e acalma a tosse.

Para uma chávena de infusão de anis-estrelado, vai precisar de:
- estrelas de anis-estrelado (cerca de 8 para 1L, de preferência trituradas libertam mais sabor)
- água quente 

PREPARAÇÃO DO CHÁ

1- Ferva a água e adicione-a aos frutos (estrelas) de anis-estrelado.
2- Deixe em infusão por cerca de dez minutos (para obter uma dose eficaz em substâncias ativas)
3- Beba uma chávena, várias vezes ao dia, se possível após cada refeição, em caso de distúrbios digestivos.

02 October 2012

9 ANTIBIÓTICOS NATURAIS


1 - ALHO
Segundo Aristóteles, o alho ajuda na cura da hidrofobia e é um excelente tónico laxante. Hipócrates recomendava-o aos desportistas olímpicos como tónico energético. Os romanos, indianos e chineses utilizavam-no como vermífugo, contra dores de cabeça, fadiga, fraqueza, infecções e sobre os ferimentos e dores.


2 - EQUINÁCEA
É um antibiótico natural, a equinácea ajuda a combater bactérias, vírus, fungos e outros micróbios causadores de doenças. A equinácea estimula de várias formas o sistema imunológico que é fundamental na luta contra as infecções. Além disso, estimula a produção celular de uma substância denominada interferon (um antiviral natural). Como esses efeitos são relativamente efémeros, é melhor tomar a equinácea em intervalos frequentes – até de duas em duas horas durante infecções agudas.

3 - GENGIBRE 
Antigamente, o gengibre era utilizado na produção de xaropes para curar dores de garganta. Tem uma acção anti-séptica que pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos profissionais que usam a voz, falam que um dos seus segredos para cuidar da voz é mastigar lentamente um pedaço de gengibre. No entanto, esse hábito é contra-indicado por que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta anestesia tópica diminui bastante o controle da emissão vocal. 

4 - PRÓPOLIS (MEL)
A própolis pode ser usada tanto na prevenção como no tratamento da gripe, asmas, bronquites e consipações. O seu uso já é consagrado no tratamento de sinusites, amidalites e renites.

5 - AÇAFRÃO
Tem propriedades antiespasmódicas e sedativas. Como infusão, usa-se no tratamento da asma, coqueluche, histeria, cálculos dos rins, fígado e bexiga. No combate às hemorróidas é usado como cataplasma quente.

6 - OREGÃOS
Estimulante das funções gástricas e biliares, funciona como sedativo, diurético e expectorante. Folhas frescas amassadas podem ser usadas em compressas para aliviar inflamações. Também é carminativo, emenagogo e diaforético. Bom para dores reumáticas, parasiticida, tem uma acção estimulante sobre o sistema nervoso. O chá morno pode ser usado em bochechos para aliviar dores de dentes, inflamação de gengivas e mucosas. Infusão é recomendada para as dores de cabeça nervosas e a irritabilidade. 

7 - AZEITONAS
Fornecerem potentes antioxidantes, como a vitamina E e os compostos fenólicos. Estas moléculas neutralizam os radicais livres, altamente instáveis e oxidantes, protegendo da oxidação as células do nosso corpo. Lembrem-se que a vitamina C (antioxidante) do sumo de limão consegue evitar que fique castanha (por oxidação) uma maçã descascada deixada ao ar.

8 - SEMENTES DA UVA
As sementes de uva são utilizadas para tratamento de problemas relacionados com o coração e vasos sanguíneos, como arteriosclerose, pressão alta, colesterol alto, e má circulação. Outras razões para usar as sementes de uva incluem complicações relacionadas a diabetes (como danos aos nervos e olhos), problemas de visão (como degeneração macular), e inchaço após lesão ou cirurgia. O extrato de sementes de uva também é usado para prevenção de cancros e cura de feridas.

9 - CEBOLINHO
O cebolinho é uma boa fonte de vitaminas A e C, sendo, assim, um bom auxílio no combate à gripe e às doenças respiratórias em geral. Além disso, a hortaliça auxilia na digestão e estimula o apetite.