09 October 2009

ARRUDA

Devido às folhas bastante aromáticas, o seu subarbusto é cultivado por todo o mundo. Com uma haste lenhosa e ramificada desde a sua base, pode chegar aproximadamente 1m de altura. As folhas bastantes carnudas, compostas, atingem até 15cm de comprimento. As suas folhas são pequenas e amarelas. O fruto da Arruda pode ter 4 a 5 lobos, salientes e rugosos, que se abrem completamente.

OS SEUS PODERES
Na época do colonialismo, na África, surgiu uma crença popular em que os homens que usassem um galho de Arruda por cima da orelha espantavam os maus espíritos. Era, também, utilixada ba Grécia antiga para afastar doenças contagiosas. A Igreja Católica, de início, fazia raminhos de Arruda para salpicar os crentes com água benta. Quando misturada com outras flores ou ervas funciona como um poderoso componente de banhos, que muitos acreditam atrair sucesso e amor. Com rosas, permite que estas durem por um maior período de tempo. Empregada na saúde, tem bons resultados contra várias enfermidades porém, deve ser usada com precaução pois, em excesso, pode causar vómitos, sonolência, convulsões, hemorragias e abortos.


USOS:
Na Saúde: Análgésica, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, anti-nevrálgica, bactericida, calmante, cicatrizante. A Arruda é recomendável para conjuntivites e supressão da menstruação. Como chá é óptima para fins calmantes. Combate os piolhos.

Na cozinha: Em quantidades muito pequenas pode juntar-se a alguns molhos, para apurar o seu sabor

Contra-indicações: As grávidas não devem ingerir esta planta, pois é abortiva.

Para acabar com os piolhos junta-se 20g de Arruda a 1 litro de água. Junte tudo e deixe descansar por 5 minutos. Aplique no couro cabeludo e deixe por 20 minutos.

A infusão da Arruda é óptima contra o Acne. Junte 5g de folhas de Arruda com 100ml de água. Junte tudo e deixe ferver por 10 minutos. Aplique na pele e lave de seguida.

1 comment:

filomeno2006 said...

"Ruda", en español