30 August 2010

HIBISCO

Hibiscus Sabdariffa
De origem africana e euro-asiática, o Hibisco é uma planta penere. As suas folhas são de um vermelho vivo e as folhas chegam a atingir os 15cm de comprimento. A planta em si pode chegar a atingir os 2m de altura. Os seus caules espinhosos servem para o fabrico de fibras texteis e o seu cultivo é praticamente utilizado para fins comerciais. É também conhecida como Chá-da-Jamaica e tanto o seu caule, como as folhas e flores são úteis para vários fins.

OS BENEFÍCIOS
Auxilia na redução de gorduras e por isso é um aliado das dietas de emagrecimento. Além disso auxilia a digestão, melhora o funcionamento do intestino e acaba com a retenção de líquidos.

O Hibisco possui na sua composição boa qualidade de flavanóides, uma poderosa substância antioxidante. Isto quer dizer que actua contra os radicais livres, impedindo o desenvolvimento de diversas doenças causadas pelo envelhecimento das células em geral.

USOS:
Na Sáude: as suas folhas, frescas ou secas, podem ser usadas em chás e infusões, que ajudam a tratar problemas de rins, têm efeitos diuréticos no organismo e também antipiréticos.

Na Cozinha: compotas e molhos podem ser confeccionados com os seus cálices. As sementes, torradas, podem ser utilizadas na preparação de molhos, enquanto que as suas folhas tenras, frescas ou cozidas, podem ser usadas em saladas ou sopas.

Contra-Indicações: grávidas e mulheres em fase de amamentação necessitam de orientação médica para consumi-lo.



CHÁ DIGESTIVO DE HIBISCO
Leve uma chávena de chá de água a ferver e assim que levantar fervura, adicione 1 colher de chá de flores secas de Hibisco. Em seguida, desligue e tape. Deixe abafado por 10m, espere amornar e coa. Tome 1 chávena de chá 3 vezes por dia.

1 comment:

Flávia Simas said...

Adoro chá de hibisco, só fico com preguiça de preparar, mas agora ao saber de tantos benefícios vou tomar mais...