08 October 2010

BOLDO

Peumus Boldus

Também é conhecido por Boldo do Chile. Atinge cerca de 12 a 15m de altura, é muito usado nos casos de desconforto digestivo e do fígado. Devido aos seus óleos essenciais. que contêm Boldina, é óptimo para quem sofre de Hepatite. O chá tomado antes das refeições, ajuda na digestão. A árvore possui flores pequenas e perfumadas, e delas brotam um fruto pequeno.

A SUA VARIEDADE
Existen 3 tipos de Boldo. O mais comum é o Boldo-da-Terra. Ele é cultivado em casa e pode chegar a 1m. As suas folhas são aveludadas e delas pode ser feito chá. E analgésico e combate azias. O Boldo-do-Chile atinge até 15m de altura e, apesar das propriedades medicinais, deve ser consumido com moderação, pois é abortivo e provoca hemorragias internas. Já o Boldo-Baiano, originário da África, pode ter de 2 a 5m de altura. Ajuda a combater os sintomas de úlceras e gastrites e não possuiem efeitos colaterais.

USOS:
Na Saúde: O Boldo contém uma substância que é responsável por melhorar o desempenho do fígado. Entre outras funções estimula a produção e a secrecção de bilis, conhecida por actuiar directamente na digestão dos alimentos. Possui ainda propriedades análgésicas, antibacterianas, depurativas, desintoxicantes, diuréticas e digestivas.

Na Beleza: A infusão desta planta ajuda a dar vitalidade à pele.

Contra-Indicações: Não deve ser tomado por grávidas, crianças, idosos e em situações de hepatite aguda. Desaconselha-se o seu uso por tempo prolongado.


PARA A AZIA
Coloque 2 folhas frescas de Boldo com meia colher de sopa de folhas frescas de Hortelã em meio litro de água numa panela e ferva durante 15 minutos. Deixe arrefecer, coe e tome 1 chávena de chá a cada 8 horas.

PARA OS DESCONFORTOS MENSTRUAIS
Numa panela, coloque 3 folhas frescas de Boldo-da-Terra em 1 litro de água e leve ao lume até começar a ferver. Retire do lume e acrescente 1 colher de sopa de folhas frescas de erva limeira. Tape e deixe apurar por 10 minutos. Coe e beba 1 chávena de chá a cada 6 horas.

No comments: