27 December 2010

ALFAZEMA

Lavandula Augustifolia
A denominação Alfazema deriva do latim "lavare" que indica lavar. Durante a peste negra, todas as pessoas usavam-na porque acreditavam que ela protegia da doença. Foi igualmente usada durante as duas Grandes Guerras para limpar os ferimentos dos combatente.

A SUA CONSTITUIÇÃO
Nativa do sul da Europa, é comum no centro sul de Portugal. É também cultivada na América e no Norte da Europa. Subarbusto de base lenhosa, a Alfazema pode atingir até 60cm de altura. As folhas verdes acinzentadas são estreitas e alongadas, As flores em tons de azul ou violeta, florescem entre Junho e Setembro. O caule é muito ramificado. Entre Maio e Julho é o periodo para semear ao ar livre, e de Abril a Junho, em estufa. Esta flor necessita de sol e solos drenados, arenosos e que não sequem demasiado. A transplantação ocorre de Junho a Setembro. A sua rega é escassa. Quando as flores começam a florescer é a melhor altura para apanhar os raminhos de forma a obter toda a essência da Alfazema.

USOS
Na Saúde: é sedativa e equilibrante, digestiva, anti-reumática e anti-inflamatória, anti-séptica, cicatrizante, relaxante, sedativa e insecticida. É indicada para o acne, bronquite, leucorreia, nervosismo, reumatismo, tosse, vertigens. O óleo essencial é usado para queimaduras, cortes, reumatismo, alergias de pele, queimaduras de sol, dor de cabeça, insónia, inflamações, artrite. É bactericida e anti-virótica. Impulsiona a circulação sanguínea dos pés. Contra a insónia, faça um banho perfumado com óleo essencial.

Na Beleza: é usada na composição de águas-de-colónia e perfumes. O óleo essencial é utilizado para dar cheiro a cremes, sabonetes e para escovar os cabelos, pois é estimulante para o seu crescimento, misturado com óleo de rosmaninho e manjericão. Em saquinhos, as suas flores são utilizadas como máscaras para a pele. A água reduz a actividade das glândulas sebáceas e elimina a gordura do cabelo.

Na Cozinha: as folhas, inflorescências e ramos, são usados para dar sabor às saladas e pratos guisados, por um lado, e a doces de frutas e gelatinas por outro, bem como a preparação de azeite e vinagre de Alfazema. Com as folhas desta planta, preparam-se também algumas infusões e dá-se sabor a alguns tipos de chá.

Contra-indicações: em grávidas e lactantes.




INFUSÃO PARA O NERVOSISMO
Misturar 1 chávena de água quente ,com 30gr de flores de Alfazema, com 10gr de Camomila, 5gr de Hipérico, 5gr Lúpulp e 5gr de raíz de Valeriana, e deixe descansar. Coe e beba antes de se deitar.

No comments: