29 April 2007

A CURA PELAS ERVAS

As ervas medicinais, munidas de inumeras caracteristicas, são usadas há muitos séculos pelo homen a fim de obter a cura para uma diversidade de males. Confira as formas mais indicadas para aproveitar todos os beneficios que a natureza lhe pode oferecer.

CHÁ

A maneira mais tradicional de usar as ervas é por meio de ingestão de chás, que facilitam a absorção das substâncias curativas pelo organismo. Deverá lavar sempre bem a planta que escolheu e despejá-la em água a ferver. depois, tape o preparado por cerca de 10 minutos para realizar a infusão. Coe e beba o liquido morno. Se preferir, tome o chá gelado, que também ajuda a refrescar nos dias mais quentes.


COMPRESSAS

Geralmente usado para curar dores, este método consiste em molhar um pedaço de pano de algodão ou linho num chá bastante concentrado e quente da erva escolhida. Torça o pano levemente para tirar o excesso do liquido e coloque-o sobre o locar da dor, fazendo uma leve pressão. Quando o chá esfriar, reaqueça-o e repita o procedimento.


BANHOS

Seu poder de cura é conhecido desde a antiguidade. As ervas devem ser imersas em água limpa e fervida por cerca de 5 minutos. Depois, coe o preparado. Pode deitar o liquido sobre o corpo após o seu banho normal, de preferência, do pescoço para baixo.




DICAS:
* Antes de utilizar as plantas, informe-se bem, pois algumas podem ser tóxicas. Cuidado com alergias. Evite ervas ás quais o seu corpo pode ser sensivel.
* O ideal é preparar o chá minutos antes de bebê-lo. Não reaproveite infusões realizadas em dias anteriores.
* Os chás têm seu efeito acentuado quando são tomados antes de dormir ou em jejum. Sob essas condições, procure tomá-los mornos.

2 comments:

Anonymous said...

Boa matéria, muito útil. Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais o Link é: www.chamedicinal.com.br

João Ricardo said...

Olá, tenho hábito de tomar chá antes de dormir, ja procurei em diversos locais mais nao obtive sucesso... gostaria de saber se amistura de chás tras algum risco, eu sempre coloco um sache de chá verde juntamente com outro de furtas vermelhas ou chá preto, ou camimila... sempre combino 2 chás... por favor me responda no joaoricardomt@hotmail.com obrigadoooo brilhante seu blog!