23 May 2007

CHÁ DA SAÚDE

O chá verde merece um prémio.

Não bastasse rejuvenescer, proteger o coração e combater vários tipos de cancro, agora foi comprovado: ele também emagrece!

Se quiser tomar goles de beleza e saúde, vire a chávena!!!

NÃO É DE HOJE que o chá verde fascina o mundo cientifico. Só em 2005 foram publicados, no mundo, cerca de 230 textos sobre a infusão, segundo a Biblioteca Nacional do Congresso Americano. Há três décadas os estudiosos não se cansam de descobrir os seus poderes: desintoxicar o organismo, combater os radicais livres, proteger contra doenças cardíacas... Mas foi a última boa notícia que fez uma lista de mulheres dar o bule a torcer e se render a esses goles amargos, mas fundamentais para a saúde e para a beleza: ele ajuda a emagrecer.

Preparamos um bule para vocês não perderem um benefํcio sequer...

Composição: O elixir é extraído das folhas do arbusto Camellia sinensis (o mesmo do chá preto e do banchá). Rico em vitaminas K, C, B1, B2 e B6 e ácido fólico, contém ainda fluor e cafeína. Outro activo importante é o tanino, responsável por baixar os índices do mau colesterol. Mas a vedeta são os polifenois, catequinas e flavonoides. "Eles exercem a função antioxidante semelhante á das vitaminas C e E", conta Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de nutrição da USP.

Indicado para......FICAR MAIS MAGRA "Uma turma de homens e mulheres que ingeriu o chá regularmente passou a gastar mais energia", revela a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar. Os autores do estudo explicam: os polifenois, em conjunto com a cafeina, aceleram o metabolismo. "Por estimular a queima calórica, facilitam a perda de peso", explica a nutricionista Lucyanna Kalluf, especialista em alimentos funcionais. "No entanto, para tirar proveito dessa dádiva, é preciso seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios fํsicos regulares."

...DEIXAR A PELE MAIS BONITA O chá verde protege dos efeitos nocivos do sol. "Estudos realizados no Japão indicaram que a bebida diminui a inflamação da pele exposta aos raios ultravioleta, evitando a formação de células que podem gerar tumores", conta a dermatologista Adriana Leite. A lado antioxidante também funciona contra as rugas. "Os polifenois do chá combatem a formação dos radicais livres e protegem as células do envelhecimento precoce", refere Fabiana Simomura, nutricionista do Hospital das Clinicas de São Paulo. A bebida é ainda anti-inflamatória e adstringente. "Peles oleosas e com acne serão em breve tratadas com o chá", aposta a nutróloga Paula Cabral. Os princํpios ativos também são empregados em cremes para exterminar a celulite. Como melhora a circulação sanguínea, ajuda a eliminar toxinas.

...GARANTIR UM CORAÇÃO FORTE Um estudo da Universidade de Tohoku, no Japão, comprovou que o consumo do chá verde reduz o risco de doenças cardiovasculares. "A bebida controla a pressão arterial e diminui o nivel do mau colesterol do organismo", explica o fitoterapeuta Gino Franzo. Além disso, o seu lado vasodilatadora fortalece e aumenta a capacidade dos vasos sanguํneos.

...TER A MENTE SEMPRE SÃ "Já se sabe que quem consome chá verde está mais protegido contra doenças degenerativas, como o mal de Parkinson e o de Alzheimer, possivelmente pelo lado antioxidante - que protege as células do sistema nervoso contra o envelhecimento precoce", fala Gino.

...MANTER O CORPO FECHADO "O consumo tem se mostrado uma prática protectora contra cancro no estômago, pulmão, esófago, duodeno, pâncreas, figado, mama e colon", diz Jocelem. Sem falar da infuência sobre o sistema imunológico. Pesquisa realizada na Unicamp, em São Paulo, atestou: ratos que ingeriram a bebida resistiram mais a uma dose letal de bactérias comparados aos que não tiveram contato com a infusão.

...PREVENIR CÁRIES E INFLAMAÇÃO NA GENGIVA "Como possui fluor, age na higiene bucal", garante Lucyanna. Contra-indicações e precações: Algumas mulheres, incluindo três colegas de redação, reclamaram de dores de estômago e enjoo depois de tomar a bebida em jejum. A nutricionista Lucyanna Kalluf explicou: "Quando estamos de barriga vazia, o pH do estômago fica mais ácido, o que deixa a mucosa sensivel. O chá tende a intensificar essa situação. Por isso, se o ingerimos antes de comer, tendemos a sentir queimadura ou desconforto." Outro alerta: "A bebida pode causar falta de sono e agitação se tomado em excesso, devido á cafeina", conta a nutricionista Fabiana Simomura. A recomendação é que não seja consumido depois das 18 horas.

Posologia:A quantidade ideal de consumo é 1 litro por dia, e sempre uma hora depois das refeições .Como preparar? Calcule 1 colher (sopa) rasa das folhas do chá verde para cada chávena de água a ferver. Deixe-o em infusão de quatro a oito minutos para os principios activos passarem para a água. É possํvel tomar gelado, mas nada de esquentar novamente. Se o sabor for amargo demais, tente adoçá-lo com mel ou canela. Também dá para misturar com outras ervas, como cidreira ou hortelã. Apenas evite o açucar - ele acaba com as propriedades benéficas da bebida. Caso não consiga se acostumar ao paladar, vale apelar para as cápsulas -desde que não tome essa decisão por conta própria. "Elas possuem alto teor do principio activo e não devem ser ingeridas sem acompanhamento médico", alerta o dr. Gino Franozo.

Validade e armazenamento: As folhas devem ser guardadas em local seco e escuro. Dessa forma, elas duram até seis meses.

1 comment:

Anonymous said...

Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo site.
Nunca tive o costume de beber cha, mas estou morando no Japao e acabei me acostumando com a cultura de tomar cha, principalmente o cha-verde, e estou me sentindo muito bem com isso, estou perdendo peso tambem, eh claro que tudo isso aliado a uma alimentacao mais saudavel e exercicios.
Ate a proxima.

Fabio