13 February 2010

ESPECIARIA DO AMOR

Com o dia dos namorados à porta decidi investigar sobre quial seria a designada "Especiaria do amor".

Foi na culinária indiana, repleta de segredos e misticismo, que se encontrou a mais exótica especiaria, usada em pratos doces e base de vegetais: o cardamono, conhecida como a “especiaria do amor”.

Segundo a tradição hindu, o cardamono está diretamente ligado a paixão e a atração, além de servir como estimulante natural para esses sentimentos.

Originário da Índia, tem sabor forte e levemente adocicado, é responsável por proporcionar alegria e disposição em quem o consome.E maravilhoso em pudins de leite. Utilize as vagens inteiras se pretender um sabor subtil, mas parta-as se o pretender mais forte. Moído perde os seus melhores óleos, pelo que convém usar sementes frescas e moê-las quando necessário.

Esta especiaria sabe vagamente a eucalipto mas, é mais doce e mais rica. As vagens são naturalmente verdes, mas, por vezes, mostram-se esbranquiçadas; os cardamomos maiores, pretos, são mais grosseiros e têm um gosto inferior.

Na Índia, o cardamomo-verde (A. subulatum) é largamente usado para tratar infecções nas gengivas e nos dentes, na prevenção de doenças da garganta, congestão pulmonar, tuberculose pulmonar, inflamação das pálpebras e problemas digestivos. É também referido como antídoto para veneno de algumas cobras e escorpiões.

Aqui vos deixo uma receita em forma de "Tea for Two", para este dia dos namorados tão especial:

Coloque o cardamomo a ferver. Para conseguir um chá um tanto quanto exótico e saboroso, junte duas ameixas pretas secas. Acrescente também uma maçã desidratada e veja o que dará!

Como resultado terá um delicioso chá com ares de gente que sabe as delícias do bem viver...

3 comments:

Flávia Simas said...

Olá, amo o seu blog =D

Detesto o cheiro de cardamomo, mas pelas propriedades medicinais eu até que tenho feito um esforço, já que aqui na Índia eles colocam o bendito em tudo, da galinhada ao pudim.

Iêda Ferreira said...

Olá, Paula!

De um blog fui passando a outro e acabei chegando aqui. Adorei. Amo demais especiarias e ervas. No meu blog, falo um pouco sobre isso. Aqui, encontrei instrução e inspiração. Acho que vou ficar fregueza.
Obrigada pela dicas! Sucesso!

Meu blog:
http://zenhumorado.blogspot.com

Ellen Augusta said...

Adorei! adoro chás, um abraço.