18 June 2010

TOMILHO


Originário do Mediterrâneo Ocidental, o Tomilho é uma erva que, além de fazer bem à saúde, dá um sabor agradável aos alimentos. O seu aroma é considerado energizante.

É uma planta perene, aromática e pode ser facilmente encontrada em diversas regiões do mundo, incluindo o nosso país. Com folhas verdes, cinzentas e douradas ou manchadas, podem-se distinguir diversas variedades desta erva. Do seu composto essencial provêm duas substâncias bastante activas: o TIMOL, com propriedades antiespamódicas e vermífugas, que faz parte da composição de vários medicamentos, e o CARVACROL que é um anti-séptico e bastante usado na composição de fragrâncias.

Esta planta prospera em zonas frias, e prefere solos bem drenados e ricos em nutrientes. Dá-se bem em casa quando plantado em canteiros e vasos. Devido ao perfume que as suas flores libertam, o Tomilho atrai as abelhas.

A SUA COMPOSIÇÃO
O uso mais conhecido do Tomilho é na culinária. Com outras folhas, como as do louro, são usadas para dar um toque final aos pratos. Para disfarçar os seu sabor amargo, em chás, pode-se adoçá-los com mel. O óleo essencial desta planta é composto por hidracarbonetos, resina e taninos. É rico em vitamina K, ferro, magnésio, cálcio e fibras, que ajudam em problemas respiratórios. As suas vitaminas e minerais são o betacaroteno, flavanoides, cálcio e manganês.

USOS
Na Saúde: antiespamódico, antiséptico, anti-bacteriológico. Combate infecções no sistema respiratório, como gripe e asma. Alivia a tosse, bronquite, melhora o apetite e a fraqueza. Ainda é fungicida e auxilia no combate de problemas de pele.

Na Cozinha: as suas folhas frescas servem para temperar recheios de carne, caldos, peixe ou mariscos. As folhas secas podem ser usadas com a salsa e o louro, nos pratos temperados com estas ervas.

Contra-Indicações: em casos de insuficiência cardíaca e na gestação.


CHÁ DE TOMILHO PARA A GRIPE
Ferver água para uma chávena de chá. Acrescente 1 colher de chá de Tomilho e abafe por 5 minutos. Coe e adicione 5 colheres de sopa de mel. Tomar este chá 3 vezes ao dia.

No comments: