24 September 2010

CAMOMILA

(Matricaria chamomilla)

A Camomila é uma erva famosa pelo seu poder sedativo e aroma intenso. É uma planta anual europeia e uma das mais usadas para fins medicinais. Tem caules finos e chega a crescer cerca de 30 cm. O seu chá é eficiente para ansiedade, irritabilidade, insónia tensão e depressão leve, aliviando os sintomas. Quando tomado à noite, proporciona um sono calmo e, se tomado durante o dia, auxilia na prática das actividades sem o stress rotineiro.

TODOS OS BENEFÍCIOS
Esta erva também ajuda a resolver problemas no sistema digestivo, como inflamações na mucosa gastrointestinal, azia, gazes e alivia tanto a prisão de ventre quanto a diarreia, pois regula o intestino. São usadas as folhas e as flores secas da planta. Os chás são recomendados para bebés e crianças, pois tratam as cólicas menstruais, a Camomila alivia as dores porque é anti-inflamatória e analgésica.

Fresco, o chá de Camomila é benéfico para a pele irritada e pode ser usado após a depilação, evitando infecção nos poros.

USOS
Na Saúde: o chá de Camomila tem benefícios calmantes e ajuda a combater as cólicas dos recém-nascidos. É eficaz contra a insónia, dores estomacais, combate vermes e tem uma acção anti-inflamatória. Fazer bochechos de chá de Camomila ajudar a tratar as aftas e infecções bucais.

Na Beleza: em forma de infusão, esta planta é excelente para limpar a pele da face e ajuda a aclarar os cabelos mais escuros, quando expostos ao sol. Embebido em compressas, o seu chá é bom para disfarçar olheiras e olhos irritados.

Contra-indicações: em pessoas sensíveis à planta pode suceder alguma crise de rinite alérgica.


CHÁ PARA CÓLICAS MENSTRUAIS
Levar a ferver  colheres de sopa de flores e folhas secas de Camomila, 2 colheres de sopa de sementes de Erva Doce em 1 litro de água. Espere amornar e beba 1 chávena a cada 3 horas



CHÁ PARA A ANSIEDADE
Ferver 1 colher de chá de flores e folhas secas de Camomila em 1/2 litro de água. Deixe amornar e vá bebendo durante o dia.

1 comment:

Sara Martins said...

sigo amor