12 October 2010

ERVA-MATE

Ilex Paraguariensis St. Hilaire

Conhecida popularmente como Chá dos Jesuitas ou Chá-Mate, esta espécie é originária da América do Sul. O consumo do chá de Erva-Mate, quente ou gelado, é muito usual e ganha cada vez mais adeptos. Muito devido à composição rica em nutrientes que esta planta apresenta: vitaminas B, C, D, sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), alcalóides (caféina, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólicos e cafeico), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose) e lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), ou seja, é uma alimento quase completo para as necessidades diárias do nosso organismo.

A SUA CONSTITUIÇÃO
Árvore de ramos abundantes, verdes claros e cujas folhas são simples, serradas ou dentadas, a Erva-Mate pode atingir até 15m de altura. As propriedades benéficas encontram-se todas nas suas folhas. As flores são pequeas e pálidas. Os frutos são vermelhos, e quando estão maduros, tornam-se negros.

USOS
Na Saúde: as propriedades da planta beneficiam diversos pontos do organismo. É um estimulante natural para a actividade física e mental, actuando sobre os nervos e músculos, ajudando a combater a fadiga, a sede e a fome. É eficaz para o bom funcionamento da circulação, acelera o ritmo cardíaco, ajudando nas funções do coração e da respiração. Ajuda no tubo digestivo, facilitando a digestão e tem propriedades diuréticas. Ajuda ainda a regenerar os tecidos de pele.
Contra-Indicações: pessoas que sofrem de insónias e irritabilidade devem evitar, pois é um estimulante natural.



CHÁ DE ERVA MATE
Ferva um litro de água e junte 2 colheres de chá de Erva-Mate. Deixe ferver durante mais 1 minuto. Retire do lume. Num recipiente à parte, coloque 3 cubos de gelo, umas gotas de chá de limão e adoçante q.b. Bata tudo no liquidificador, e por ultimo junte o chá quente e misture mais um pouco. Sirva de seguida.

2 comments:

JCordas said...

boa noite,

Passei pelo seu blog e chamou-me a atenção. Tenho um blog da mesma natureza. Está interessada em troca de links.
http://chasespeciarias.blogspot.com/

Paula NoGuerra said...

Olá,
Sim claro não haverá problema algum!

Beijocas aromáticas***