03 December 2011

CHÁS MEDICINAIS #1

ALCAÇUZ

Há 3 mil anos que o chá de Alcaçuz trata das doenças dos chineses. O Alcaçuz é uma planta cuja raiz adocicada permite um chá com acção diurética, laxante, expectorante e calmante. Funciona como anti-inflamatório, acalma a dor e é um poderoso anti-alérgico.

Indicações
Inflamações do ventre; inflamações das vias urinárias; calmante de dores e combate a cárie dentária.
Preparo e uso:
Infusão da raíz do Alcaçuz, podendo der tomado quente ou em doses diárias frias em dosagens normais.


ALECRIM
 
O Alecrim é uma poderosa erva que mantém na sua constituição o poder de um chá fortísimo hipertensor, anti reumático, diurético, etc, e ainda, quando é feito um caldo forte das suas folhas e flores, torna-se um excelente anti-séptico de pele, estimulador do crescimento capilar.

Indicações:
Esgotamento cerebral, atenua depressões, disturbios intestinais, colecistice crónica e dores reumáticas. Como uso próprio: contusões, entorses, queda de cabelo e caspa.
Indicações:
Como chá, deve ser feito uma infusão de folhas e pouquíssimas flores (um chá bem fraco). Em doses altas, o chá pode causar irritações gastro-instestinais e nefrite. Para uso tópico, deve-se fazer uma infusão forte de flores e folhas e utilizá-las no local externo desejado. Mas, atenção: se aparecer irritação no local deve suspender o seu uso.

1 comment:

Unknown said...

Execelente post , estarei passando para amigos !
Parabéns !!!

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/