02 November 2009

CALÊNDULA

Oriunda da Europa Meridional, a Calêndula pertence à mesma família das Margaridas. Está directamente relacionada com o sol, pois é uma planta que abre as pétalas ao nascer dos primeiros raios de luz e fecha-as ao anoitecer.
Os romanos chamaram-lhe Calêndula, que significa calendário em latim, porque acreditavam que floriam no primeiro dia de cada mês. É uma planta muito cultivada para fins cosméticos e ornamentais, bem como para o fabrico de medicamentos. De côr amarelada com tons de laranja, a Calêndula é bastante conhecida pelo incomparável perfume e pelas folhas aveludadas. A planta pode atingir cerca de 50cm de altura e os seus caules são ramificados em duas hastes. As folhas interiores são carnudas, de uma côr verde claro.


USOS
Na saúde: é analgésico, anti-espamódica, anti-inflamatória, anti-séptica, anti-viral, bactericida, calmante, cicatrizante e tonificante para a pele. É eficaz em problemas de acne, alergias e queimaduras. É ainda indicada em casos de queimaduras solares, dermatite e feridas.

Na beleza: a sua infusão é óptima para aclarar o cabelo e para refrescar os olhos cansados.

Na cozinha: as suas folhas podem ser usadas em saladas e estufados, e as pétalas em pratos de peixe e saladas. Também dão côr ao arroz.

Contra-indicações: é contra-indicada para o uso interno durante a gravidez.


TÓNICO PARA A PELE:


Coloque de molho 30gr de flores secas de Calêndula em meio litro água fervida. Deixe por 20 minutos. Coe e coloque num recipiente com tampa. Use para limpar a pele.

No comments: