17 November 2009

CARQUEJA


É uma planta a quase todos os climas. É de fácil cultivo e não necessita de cuidados especiais. A melhor forma de ser consumida em CHÁ e infusões tendo efeitos benéficos ao organismo.

É para quem sofre de retenção de liquidos. Ajuda a eliminar toxinas e na digestão de alimentos, pois estimula a secreção da bilis. O chá é indicado para problemas estomacais, de figado, vesísula, pedras nos rins, retenção de liquidos, prisão de ventre e para desintoxicar o organismo. É um excelente auxiliar nas dietas e para quem quer reduzir as taxas de açucar no sangue.

Estudos realizados com o chá desta planta comprovaram que o seu consumo regular reduz os niveis de glicose no sangue. Uma ajuda para quem sofre de diabetes. A Carqueja ainda possuiu um óleo essencial, rico numa substância chamada Carquejol que combate vermes, virus e fungos, um reforço a mais às defesas naturais do organismo.


USOS:
Na saúde - ajuda na má digestão, prisão de ventre e diarreia. Combate a gastroenterite, anemia, gripe, febre, fraqueza e mau estar. Tem ainda a capacidade de proteger o figado contra a acção nociva do álcool.

Na beleza- em forma de chá, ajuda a emagrecer juntamente com um regime alimentar adequado.

Contra-indicações - deve ser evitada em grávidas e lactantes. Em doses excessivas pode fazer baixar a tensão arterial.

Aqui vos deixo algumas receitas benéficas de Carqueja:

CHÁ DE CARQUEJA DIURÉTICO
1 chávena de chá de água quente com 1 colher de chá de carqueja. Deixar fazer esta infusão por 5 minutos. Coe e adoce a gosto. Eu pessoalmente sou da opinião de que qualquer chá se deve beber sem qualquer tipo de adoçante e se tiver de o fazer o melhor é a utilização de MEL.

CHÁ PARA MÁ DIGESTÃO
1 colher sopa de talos frescos de Carqueja picados
2 folhas frescas de Boldo
1 litro de água
Coloque as ervas num recipiente e despeje a água a ferver. Abafe por 5 minutos, espere até ficar mais morno e coe. Tome até 3 chávenas ao longo do dia.

CHÁ PARA CONTROLAR A GLICEMIA
Ferver 2 colheres de sopa de folhas secas de carqueja em 1 litro de água durante 5 minutos. Desligue, deixe amornar, coe e tome 1 chávena 3 vezes ao dia.


1 comment:

Anonymous said...

Pois é....