03 November 2009

ERVA LIMEIRA

É uma planta muito confundida com a Erva-Cidreira, pois ambas são plantas consideradas cidreiras (relação com a cidra, fruta semelhante ao limão). Porém as plantas possuem diferentes propriedades e podem ser identificadas: a erva Limeira tem folhas compridas e finas, já as folhas da erva Cidreira são ovais, pequenas e serrilhadas, lembrando a Hortelã. As suas folhas, quando amassadas, exalam odor de limão.

É bastante usada para combater dores de cabeça, febre e aliviar dores e cólicas menstruais e intestinais pois possui uma acção analgésica e antiespasmódica (evita as contrações involuntárias dos musculos e previne as convulsões). Trata o Herpes, melhora a digestão, reduz gazes intestinais, intensifica o sono e melhora a sua qualidade, reduz a ansiedade e dá mais disposição. Pode ser utilizada contra or problemas de circulação e celulite,utilisando massagens com óleo. Contra insectos e traças, pode-se utilizar o seu óleo (conhecido como Citronela Indiana e óleo Citronela da Índia).


USOS
Na Saúde: reafirma a pele. Melhora as condições de quem tem pele oleosa e transpiração escessiva. Também é util em casos de fadiga mental e stress.

Na Beleza: o seu óleo é muito usado para o fabrico de sabonetes, óleos de massagem e perfumes.


Contra-Indicações: a Erva Limeira é contra indicada para grávidas e lactentes. Utilize o óleo em pequenas quantidades.




RECEITA: Frutos Grelhados com Erva Limeira



Ingredientes:
1 fatia de melão em pedaços
1 papaia cortada aos pedaços
2 ameixas cortadas sem caroço
1 pêssego cortado em pedaços
12 morangos
4 caules de Erva Limeira com extremidades afiadas
Gelado de fruta forte para servir

Para a Marinada:
4 colheres de sopa de sumo de lima
3 colheres de sopa de óleo de amendoim
2 colheres de sopa de Xarope de Boldo (folhas de plátano)
2 colheres de sopa de vodka

Preparação:
Misture os ingredientes da marinada. Coloque as frutas numa tigela e deite por cima da marinada. Tape e deixe por uma hora. Retire as frutas com uma escumadeira e espete pedaços alternativos nos caules da erva limeira. Guarde a marinada. Grelhe a fruta por 8 minutos, virando e regando com a marinada, até a fruta alourar e ficar ligeiramente chamuscada. Sirva com gelado de fruta.

No comments: