Dente-de-Leão é o nome comum das várias espécies que fazem parte do género botânico TARAXACUM, doa quais esta erva é mais popular. Também denominada taracaxo, amor-de-homem, salada-de-toupeira ou amargosa, o dente-de-leão é uma planta herbácia, conhecida pela sua cabeça, que facilmente é levada pelo vento, espalhando as suas sementes.
A origem do seu nome significa "erva amarga" que se refere ao seu sabor, muito semelhante ao da Chicória. Pode-se encontrar o dente-de-leão um pouco por todo o mundo. É bastante utilizada no campo espiritual e medicinal.
Espiritualmente, esta planta é conhecida por trazer ESPERANÇA. É até mesmo indicado tê-la em casa. Por sua vez, no campo medicinal é famosa pelas propriedades tónicas que a tornam eficaz para purificar o sangue, facilitar a digestão e estimular o apetite. Além disso é diurética, laxante, e vital para os problemas de figado e vesícula. Quando tomada em forma de chá é óptima para os casos de dificiência cardíaca e hipertensão.
Esta planta deve ser cultivada num clima ameno, de baixas altitudes e é resistente a geadas. Prefere solos drenados e não precisa de muita água. A colheita das suas folhas, flores e frutos pode ser realizada em qualquer altura do ano. As flores são de uma côr amarela intensa, sem centro e brotam de folhas que são compridas e ricas em nutrientes. O caule é ligeiramente ramificado, de cor avermelhada, e contém uma seiva que, apesar de irritante e venenosa, é muito usada no tratamento de problemas cutâneos.
O dente-de-leão também possui vantagens para o seu lar: ao usar as suas raizes para tingir tecidos, vai conseguir tonalidades alaranjadas e rosadas. Aliada à sua beleza, esta planta é óptima para ajudar a emagrecer e a combater a celulite mais incrustada. Para problemas de acne, use compressas diariamente. Ajudam a limpar a pele.
TEMPERO ENERGIZANTE
Rale 5 amêndoas sobre 20gr de Dente-de-leão e adicione óleo de noz.
SUMO ANTI-OSTEOPOROSE
125gr de nabo
125gr de cenoura
125gr de bróculos
1 mão cheia de folhas de Dente-de-leão
175gr de maçã
Esfregue bem a casca do nabo e da cenoura. Esprema todos os ingredientes e, de seguida, bata o sumo no liquidificador com alguns cubos de gelo. Sirva num copo alto e acrescente as folhas de Dente-de-leão.
CHÁ DIURÉTICO
Ferva 1 litro de água e coloque 10gr de folhas de Dente-de-leão logo de seguida. Tape e deixe apurar durante 10 minutos. Coe e beba uma a duas chávenas por dia.
SUMO TÓNICO DE DENTE-DE-LEÃO
4 colheres sopa de abacate
1 laranja pequena
1 colher sobremesa de Dente-de-leão
1/2 limão
1 colher chá de mel
Ferva 1 chávena de chá de água. Retire do lume, coloque numa panela e acrescente o Dente-de-leão. Tape a panela e deixe arrefecer. Misture o chá com os restantes ingredientes e bata tudo num liquidificador. Beba de seguida.
No comments:
Post a Comment