30 October 2010

HORTELÃ

Menta Piperita

A Hortelã é uma erva rasteira que pertence à familia das plantas Lamiacaee. Originária dos países asiáticos, ficou famosa na Europa devido às suas propriedades aromáticas. O seu óleo essencial é utilizado na perfumaria, farmácia e no fabrico de bebidas doces.

OS BENEFÍCIOS
A infusão da Hortelã é a bebida refrescante mais popular. Da sua composição fazem parte as vitaminas A, B, C e os minerais (cálcio, fósforo, ferro e potásio). Esta planta possui propriedades anti-sépticas e ajuda a combater gripes, dores de cabeça e nas articulações.

A Hortelã é uma planta herbácea e vivaz que possui inúmeras raízes subterrâneas e caules bastantes ramificados. As suas folhas são verdes, opostas e dentadas, de onde nascem flores lilases. A planta prefere solos frescos, húmidos e férteis, e locais com alguma iluminação.

USOS
Na Sáude: em forma de óleo, serve para o alívio de dores musculares ou articulares. A Hortelã ajuda na digestão e é um bom antipiréctico.

Na Cozinha: é um excelente tempero para sopas, caldos e saladas. É um bom aromatizante para chás, sumos e sobremesas, bem como um ornamento para a sua decoração.

Contra-Indicações: a Hortelã não tem efeitos indesejados. Já no caso do seu óleo essencial, este não deve ser aplicado sobre a pele desidratada, uma vez que pode ter um efeito irritante, nem na pele de crianças pequenas.



CHÁ EXPECTORANTE

Coloque uma colher de sopa de folhas secas de Hortelã numa chávena de água a ferver. Tape e deixe repousar durante 10 minutos. Coe e beba 3 chávenas deste chá por dia após as refeições

No comments: